• JUVENTUDE DEHONIANA - BRE: O ARDOR JUVENIL EM SOLO NORDESTINO

    JUVENTUDE DEHONIANA - BRE: O ARDOR JUVENIL EM SOLO NORDESTINO

    A Juventude Dehoniana é um desdobramento do Carisma da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus - Padres e Irmãos Dehonianos. Congregação fundada pelo Venerável Pe. João Leão Dehon, na França, em 28 de Junho de 1878.

    É um movimento juvenil, eficaz e aberto às necessidades da Nova Evangelização da Igreja, pautados em um carisma congregacional. Busca levar os jovens a viver melhor seu papel de batizados. Oferecendo um espaço privilegiado, para colocar seu potencial evangelizador a serviço do Reino de Deus e da Igreja.

    A Província BRE tem uma história marcada pela inserção no mundo juvenil e por atividades que sempre se dirigiram à Juventude através dos colégios, das paróquias, das obras sociais e da pastoral vocacional. Durante um tempo, se destacou o trabalho com a Juventude na linha missionária. Alguns religiosos dehonianos, acreditando na força do jovem e na atualidade do carisma dehoniano, começaram a articular a Missão Dehoniana Juvenil (MDJ). Seguindo a experiência iniciada na Província da Argentina e vivida nas Províncias BSP e BRM, a Província BRE apostou na MDJ e progressivamente conseguiu formar grupos de jovens missionários que, além da partilha da espiritualidade dehoniana, se engajaram numa missão tipicamente dehoniana.¹

    Nos últimos anos houve uma diminuição dos grupos de MDJ em toda a Província BRE, mas por outro lado começaram a surgir timidamente outras expressões juvenis do Carisma Dehoniano. A partir dessa realidade, surge a necessidade de explanar a identidade da Juventude Dehoniana.²

    Se intitula como Juventude Dehoniana, porque são jovens que desejam mostrar ao mundo o rosto juvenil de Cristo e de sua Igreja com a energia, criatividade, sonhos e ardor, que são próprios da idade, e são dehonianos porque são discípulos-missionários de Jesus Cristo segundo a inspiração do Venerável Padre Dehon na vivência da mística do amor oblativo e da missão reparadora!

    A Juventude Dehoniana tem uma trajetória de crescimento e amadurecimento. O jovem deve ser chamado sempre a ser sujeito na Igreja. Como jovem dehoniano ele pode testemunhar com qualidade o amor e a reparação ao Coração de Jesus.

    Atualmente, os grupos de Juventude Dehoniana, se estruturam nas paróquias com a missão filosófica de reparar as feridas do Coração de Jesus e tem como missão prática, dar assistência material e espiritual as pastorais sociais.

    A faixa etária para participação envolve diretamente os jovens de 17 a 29 anos. No geral, os encontros são realizados três vezes por mês, no qual, busca-se priorizar momentos de oração, meditação do Santo Terço, missão social com as pastorais envolvidas, temáticas dehonianas e do DoCat (Doutrina Social da Igreja para Jovens), assim diversificando e dinamizando os encontros.

    ¹Cf. Instrumentum laboris – Juventude Dehoniana
    ²Cf. Idem