Província Brasil Recife celebra os 178 anos de Padre João Leão Dehon (In Memoriam)

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Celebramos na manhã desta segunda-feira (15) os 178 anos do fundador da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus, Padre João Leão Dehon. A data de seu nascimento é 14 de março.

A Santa Missa foi realizada na Capela de Santo Antônio e transmitida pelas nossas redes sociais.

O Superior Provincial Padre Josemar Lima, scj presidiu a Celebração Eucarística. Participaram também desta festa alguns confrades, seminaristas e leigos dehonianos, além dos amados fieis que nos acompanharam ao vivo pelo Facebook e Instagram.

A alegria foi somada com a admissão do nosso irmão Francimar da Silva Lino ao postulantado na Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus, Província Brasil Recife.


Breve biografia do nosso fundador:

Leão João Dehon nasceu a 14 de março de 1843, em La Capelle, França. Seu pai era chamado Júlio Alexandre Dehon e sua mãe de Estefânia Adele Vandelet, devota do Coração de Jesus. Tinha um irmão mais velho com o nome de Henrique. Leão foi batizado no dia 24 de março do mesmo ano, véspera da festa da Anunciação.

Na noite de natal de 1856, Leão sentiu forte chamado ao sacerdócio. Conversou como pai a respeito, mas recebeu um não como resposta. Júlio sonhava um futuro brilhante e diferente para o filho, jamais permitiria que ele se tornasse sacerdote.

Em agosto de 1859, Leão terminou seus estudos secundários e no dia 16 do mesmo mês passou com sucesso nos exames de bacharel em letras.

Em agosto de 1862, obtém a licença em direito e, dois anos mais tarde, em abril de 1864, defende a tese de doutorado em direito. Durante o período de estudo em Paris, Leão impôs-se um ritmo de vida que favorecia sua vocação sacerdotal.

Em Roma, mora no colégio francês, Santa Clara, matricula-se no curso de filosofia e depois de um ano apenas, obtém o doutorado na matéria (1866). A 19 de dezembro de 1868, é ordenado sacerdote, na Basílica de São João de Latrão, na presença de seus pais, que aceitam agora a vocação do filho.

Sacerdote, culto, santo e dinâmico, muito conhecido na França, Dehon tinha algo que o inquietava. Não estava satisfeito, faltava-lhe algo. Não tinha, porém, clareza o que era realmente. Depois de um longo discernimento, feito de oração, de diálogo com sábios sacerdotes e orientadores espirituais, Dehon toma a decisão de fundar a Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus. Data oficial da fundação: 28 de junho de 1878, dia da primeira profissão do fundador.

Padre Dehon faleceu no dia 12 de agosto de 1925, aos 82 anos de idade.

 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdo Relacionadas